quinta-feira, 17 de julho de 2008

Curso Alemao

Durante estes meses que estive ausente do blog acabei por fazer finalmente o 1º curso de Alemao.

Estas semanas passaram a correr e quase nem tive tempo para mais nada, afinal eram 3 dias por semana e 3 horas de cada vez, o que apenas me deixava apenas 2 noites da semana livres, a brincar a brincar nao da para quase mais nada...

Na primeira semana perdi aulas importantes, primeiro porque o curso começou na semana em que estive em Portugal e depois porque no primeiro dia que podia ter ido ainda faltei porque estava de rastos devido ao Hiking da NSN. Todas essas aulas foram importantes, perdi a carruagem e foi complicado entrar no esquema. O Prof a falar parecia chines e eu bem lia mas na maioria das vezes não sabia o que estava a dizer.

Agora ando na rua e ja pesco algumas coisas do que as pessoas estão a dizer e ja sei algumas palavras, mas falar falar... nao é facil... e algumas pessoas para as perceber..... nao é pera doce.

Os sons sao complicados tanto de perceber como de falar e a junçao de certos conjuntos de letras é impossivel de ler.. Pior, pior é que tanto é parecido com o frances, como com o ingles, como chega a dar parecenças ao Portugues, pelo menos na forma de acentuar ou dizer certos sons.. Troco-me toda.. completamente, e se ainda percebesse alguma coisa.. mas o pior é que nao percebo um boi do que o Homem diz... se nao fosse o John Ciante e o Little estaria mais perdida ainda...

O facto de ter pouco tempo e nenhuma vontade para me dedicar ao alemão nas poucas horas livres dificultou-me ainda mais a vida.. foram 2 duros meses.. Durante o verao nao ha curso, so volta a haver em Outubro.. Ainda nao decidi onde me vou inscrever desta vez, tenho de ver uma escola mas perto de casa ou em linha directa para ver se nao ocupa tanto tempo.. e de preferencia apenas 2 dias por semana, senao torna-se mesmo muito cansativo..

Queria ver se agora durante o verao arranjava um tempinho para me dedicar um pouco aquilo que nao me dediquei durante o curso... fazer os exercicios do livro e esplorar o CD, para em Outubro estar um pouco mais preparada.. a verdade é que nao me sinto 100% confiante para ir para o nivel seguinte!

Mas vou tentar.. é importante estar por ca e aprender a lingua.. É sempre uma mais valia!

2 comentários:

Compostela dailyphoto disse...

Uf, eu ando a dar-lhe voltas em ir ou não ir a Múnique a morar... Quanta incerteça!
É fácil topar trabalho na cidade?

Nahed disse...

Nao te posso responder quanto a trabalho uma vez que continuo ligada a companhia original do meu país. Apenas estou destacada para trabalhar ca.

O que te posso dizer é que a cidade é espectacular. Viver aqui também, embora o custo de vida seja algo caro, a cidade é agradavel.