segunda-feira, 14 de julho de 2008

Viagem a Budapeste

Enquanto estiver por aqui, pelo centro da Europa quero aproveitar para passear aqui a volta.

Desta vez fui ate Budapeste. Ha que aproveitar o facto de estarmos no centro da Europa, das viagens serem mais perto, mais rapidas e mais baratas.. Nao esquecendo também que a lufthansa está com viagens a 99€ para a Europa :P

Um fim de semana normal, viagem de avião e ai vamos nos rumo a capital da Hungria.

Entre outros sitios, esta era uma das cidades que tinha curiosidade em conhecer desde os meus tempos de teenager.. os "Mão Morta" tinha despertado essa curiosidade.. Sempre queria ver se era como a música dizia...

O FonFon apanhou o avião mais cedo, já não tinha conseguido reservar o mesmo voo que nós.. Depois do trabalho ai vou Eu, John Ciante e Little rumo ao aeroporto para mais uma aventura.

Chegamos a Budapeste e tivemos o stress do costume.. comprar bilhetes de transportes.. queriamos tirar o bilhete de 3 dias, era mais em conta.. para não variar no aeroporto não era possivel, no autocarro também não, e nas maquinas só moedas.. Precisavamos de mais de 1000 florins e claro que não tinhamos esse valor em moedas..

La fomos nos tirar so bilhete de bus e rumo ao metro para ver se lá nos safavamos melhor...

O percurso de bus ate ao metro foi um pouco degradante, a fazer lembrar os suburbios, tudo muito ao abandono e com aspecto de velho..

Chegados ao metro la compramos o passe de 3 dias para cada um e la fomos ver as latas de atum.. Sim, o metro em Budapeste era impressionante, velho, barulhento e pareciam latas de atum compridas.. e as portas... as portas é que impressionaval mesmo.. se alguem ficasse entalado la de certo partiria essa parte do corpo.. as portas fechava brutamente e com muita força.. e o metro no seu trajecto chiava por tudo quanto era sitio chegando a arrepiar os dentes..

Chegar a estação pretendida nao foi dificil, foi sempre a direito.. ao fim da tarde la chegamos a Budapeste de mochilas as costas.. Ligamos ao FonFon e fomos ter com ele para vermos o Hostel.. A zona era central, turistica ate, mas o Hostel era muita manhoso..

Os quartos pequenos, camas, ou melhor, colchoes quase rente ao chao.. lençois velhos (mas limpos).. mas o pior mesmo era o WC... as louças eram velhas e o aspecto do pior.. Tinha uma banheira sem cortina e com o esquentador na mesma parede da banheira, ou seja, dentro da propria banheira.. Enquanto tomavamos banho vinha uma explosao de ar quente directamente a nossa cara.. e claro que os banhos foram de chinelos calçados :(

Depois do susto do Hostel fomos dar uma volta e procurar um sitio para jantar e uns bares para beber uns copos..

Foi complicado.. O jantar foi muito bom, fiquei fã da comida hungara...

Encontrar os bares é que foi mais dificil... Andamos, andamos, andamos e andamos.. vimos e fotografamos varios monumentos entretanto, mas bares porreiros nem velos, so encontravamos esplanadas semi-vazias e algo paradas...

Depois de muitas voltas darmos e de muito andarmos resolvemos voltar para casa.. foi nessa altura que encontramos um largo cheio de gente, nos bancos, no chao, com os pes no lago, nas esplanadas, nas escadas da esplanada.. e vinha um som da parte de baixo, exactamente a zona de esplanada e bares..

Agora sim, tinhamos encontrado ambiente... Escolhemos numa mesa e por la ficamos a beber umas jolas.. Voltamos a casa de rastos, com os pes moidos, afinal tinhamo-nos fartado de andar.. mas a noite acabou por ser fixe, calminha mas fixe :D

Para alem de estar um tempo super agradavel.. 30º a noite.. muito bom, ja parecia Portugal numa noite das mesmo quentes..

Sabado começamos com um pequeno/almoço... sim, a nossa primeira refeiçao do dia foi mesmo o almoço.. 1 crepe ha hungara e uma pizza tb especialidade hungara.. muito boa a comida, mais uma vez.. depois disso foi caminhar..

O dia estava demasiado quente.. 35º.. e a cidade, tanto Buda como Peste tinham muito para visitar.

O primeiro destino era a ilha.. fomos de electrico ja que sabiamos o que nos tinha custado ir andar a pé no dia anterior.. e como também ja tinhamos visto uma parte dos monumentos ali a volta...

O dia estava tão quente que derretiamos.. sempre que podiamos paravamos a beira de agua para nos refrescarmos e bebiamos sempre que paravamos.. qualquer coisa servia desde que bem fresca...

Depois de darmos a volta pela ilha em que a principal atração era um repuxo enorme no meio... ai desculpem... um enorme esguicho no meio, atravessamos o rio para o lado de Buda e pudemos ver o Parlamento e a sua grandiosidade.. Era enorme e bonito, principalmente a parte de frente para o rio..

A seguir o destino era o Castelo.. fartamonos de subir colina acima e depois por entre os jardins.. o elevador estava caro :P..

Chegamos la acima e avistamos a cidade toda com o rio e as suas inumeras pontes a atravessa-lo.. a vista era bonita e as pontes sobre o rio dava-lhe a sua piada..

O calor era muito e paramos para beber mais qualquer coisa fresca.. depois havia que andar mais um pouco para subirmos a cidadela, uma estatua que havia no cimo dum monte..

Para a Cidadela foi muito mais complicado subir.. era mais ingreme, mais longe e o calor apertava bastante. Ainda assim houve quem aproveitasse para se divertir :P

Assim que la chegamos paramos para beber mais alguma coisa fresquinha e comer algo.. depois estivemos a descansar e aproveitar as vistas..

Na descida resolvemos apanhar uns atalhos e tentamos chegar a um monumento que havia no meio da colina.. ao irmos para la passamos por uma casa que mais parecia um castelo.. ao chegarmos ao dito monumeto ficamos um pouco desiludidos, la de baixo e do outro lado do rio o Monumeto parecia muito mais interessante..

Fomos descendo ate chegarmos de novo ao rio.. numa das pontes havia uma especie de feirinha, com produtos tipicos a venda e algumas animaçoes de rua.. foi giro, mais uma vez estavamos de rastos e so queriamos descansar um pouco antes de irmos jantar e sair...

O descanso nessa noite saiu-nos mal... acabamos por sair para jantar ja tarde e ja nao havia nada aberto.. so nos restou Burguer king :(

Depois disso ja nao consegui ir para a borga.. o calor e o que tivemos de andar deixou-me de rastos.. ja nao tenho 18 anos, jantei e fui dormir.

No dia seguinte tivemos de sair do Hostel ate as 12h.. tinhamos planeado ir tomar o pequeno-alomoço a uma pastelaria ali perto.. mas tava fechada..

No domingo tinhamos planeado ir aos jardins e visitar a zona perto de "Heroes Square".

O calor continuava e nos de mochilas as costas o que ainda era pior...

Demos uma volta pelo parque e depois tinhamos ideia de ir aos banhos colectivos (piscina) antes de almocar.. mas os banhos eram caros, decidimos antes ficar perto dum lago e almoçar ali na zona..

Assim que pudemos todos metemos os pes de molho, soube tao bem... eu tava de bikini e ate estava tentada a ir mandar um mergulho... tao tentada estava q quando meti os pes no chao do lago, havia logo e cai.... o pior foi ainda estar vestida e de mochila as costas!!!

O que me valeu foi ter ali a mochila, troquei de roupa na boa e continuei o passeio.

Estava na altura de procurarmos um sitio para beber um copo, a sede continuava...

O calor era mais que muito, so estavam 35º.. nada de mais!!

Excluimos alguns sitios por onde passamos porque eram demasiado caros.. apenas queriamos refrescar-nos..

Encontramos entao um tasco, em que desciamos para a cave.

O aspecto era engraçado..

Curiosamente a cerveja era HB-Hofbrahaus- uma cerveja de Munique para quem nao sabe.. acabamos por ver a ementa e comer por ali, afinal também ja sabia bem forrar o estomago..

Mais uma vez a ementa foi comida tipica Hungara e devo ja dizer que estava boa, para nao variar. fiquei mesmo fã!!

Depois da refeição so nos faltava ir a mais um castelo em Buda, fazer algumas compras e voltar ao aeroporto..

Dirigimonos entao mais uma vez a Buda e fomos de bus e depois a pe ate ao castelo... Assim que vi que ainda era longe e de sentir que estava de rastos, mandei a minha maquina fotografica com os rapazes e fiquei no fundo das escadas com as mochilas.. estava tao de rastos que ja nao aguentava mais..

Esperei sentada enquanto eles iam ver o tal castelo ou palacio ou la o que era..

Pelos vistos nao perdi grande coisa, estava em obras e ainda por cima encontraram um grupo de tugas na zona..

O destino seguinte e final era beber algo fresco mas ja nao tinhamos florins... juntamos tudo e vimos que dava para uma Cola XXL no burguerking e la fomos feitos teenagers dividir uma cola XXL por todos..

Pareciamos mesmo os putos que nao tem dinheiro para sair e bebem todos do mesmo... assim estavamos nos numa mesa do BK, no fresco do ar condicionada a rodar uma cola por todos.. A sede era mesmo muita e levantar mais florins por causa de uns copos nao valia a pena.. uma cola para 4.. quem diria.. mas era o que melhor nso sabia cheia de gelo e fresquinha...

Saimos dali e ainda havia tempo para umas comprinhas.. com os poucos euros que havia ainda fomos comprar t-shirts, matrioscas e afins.. e ainda conseguimos comprar umas aguas ao dobro do preço por ser em euros.. que roubalheira...

Mas o mais emocionante foi mesmo a viagem de volta nos metros "latas de atum"...

Estavamos muito bem discontraidos a fazer a viagem quando reparo num sapatos de senhora foleiros com umas calças a "atravessar a ribeira" com umas meias de licra.. que foleirada!! ate que os meus olhos subiram dos sapatos para a cara da pessoa.. para cumulo muito maior era um homem que os trazia calçados.. a risota foi geral o Jonh Ciante ainda se aproximou para eu poder tirar uma foto, se ser directamente ao tipo..

Mas... no primeiro flash nao consegui.. e assim que o tipo se da conta corre para a porta de saida do metro como um desalmado, desconfiado mesmo.. e a olhar descontrolado...

Toda a gente no metro ri disfarcadamente, mas mal conseguem disfarçar.. e assim que o metro para e se abrem as portas, o tipo corre la para fora e sai... fica la fora entao a olhar espantado para o metro e nao sai dali.. aposto que apanhou o metro seguinte..

OK, parece ma a minha atitude mas era mesmo delirante a cena.. sapatos foleiros de mulher.. com calças curtas que ainda ficava pior.. mas o mais ridiculo ainda.. ser um homem a usar e reagir assim a uma foto que nem sequer foi para ele...

Depois de toda a palhaçada, la voltamos ao aeroporto e esperamos pelo nosso aviao enquanto observavamos uma tempestade com trovoada mesmo em cima do aeroporto...

Apanhamos turbulencia e assim que chegamos a Munique chovia e fazia frio.. oh terra esta que nem verao tem...

Budapeste é muito bonito e adorei a viagem... Tenho a noçao que nao vi tudo.. um fim de semana em Budapeste é pouco.. ideal, 5 a 7 dias.. se tiver oportunidade talvez voltarei....

Daqui a 2 semanas.. Paris ai vou eu...