segunda-feira, 12 de maio de 2008

Viena

No passado fim de semana, aproveitamos o facto de 2°F ser feriado em Munique e rumamos de viagem: 1 dia em Viena (Austria) e 2 dias em Bratislava (Eslovaquia).

Saimos da NSN as 17h de 6°F, e ai vamos nos numa Opel Astra alugada.

A viagem foi bem cansativa, ainda por cima apanhamos filas enormes á saida de Munique.. demoramos bue a fazer uns miseros 5 km, ate que o GPS se lembra de nos indicar um caminho alternativo em que voltamos a entrar exactamente apos o acidente, ainda por cima fez-nos passar por aldeias lindissimas, por isso, o desvio valeu bem a pena!!!





Depois desse pequeno incidente foi sempre a andar sem grandes problemas de transito ou pelo menos de engarrafamento.

Com algumas paragens para abastecer e esticar as pernas... e vejam o que encontrei... :D




Perto das 23h entramos finalmente em Viena, a cidade é lindissima, cheia de monumentos, luz, magia :D

Viena (em alemão Wien) é a capital da Áustria e centro cultural e político do país. É também um dos nove Estados (Bundesland Wien); com 1.550.123 habitantes, era em 2001 o mais populoso deles, ainda que seus 414 km² façam dele o menor. Viena é cercada pelo Estado da Baixa Áustria.
A cidade é um importante centro de música erudita muitas vezes mencionada como a Cidade dos Músicos, possui também uma sede das Nações Unidas, abrigando a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA); encontra-se também na cidade a sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Viena conta com uma particularidade arquitetônica que foi denominada Ringstrasse e foi idealizada e construída no século XIX, influenciada pelo nascente modernismo, marcando uma mudança paradigmática no que era o planejamento urbano de então, estando embutidos neste conceito não só a questão da resignificação espacial da cidade, mas da cultura efervescente a época que guarda influência como a Revolução de 1848.

Viena foi a cidade natal de diversos escritores, compositores e artistas em geral, destacando-se entre eles Strauss. Dentre as figuras vienenses está, também Freud, famoso psicanalista austríaco.

Localiza-se na cidade de Viena uma das maiores catedrais góticas medievais, a Catedral de Saint Stephan (Stephansdom), um grande exemplo da arquitetura medieval que remonta ao século XI e abriga supostamente os restos mortais dos Três Reis Magos.( Na realidade os Tres Reis magos se encontram supostamente no Kölner Dom na Alemanha e nao em Viena)

A cidade tem vários palácios como o Palácio de Schönbrunn.

A cidade de Viena é cortada pelo rio Danúbio, até hoje um dos maiores símbolos da cidade e de essencial importância para a economia vienense. No rio Danúbio encontra-se a Torre de Danúbio, uma torre de metal de 287 metros que abriga um restaurante rotatório com uma vista magnifica para a cidade


Dar com o Hostel é que foi complicado, alias mais do que complicado. O GPS nao se situava, o mapa que tinhamos do google maps tinha os sentidos obrigatorios ao contrario e o nome das ruas era muito parecido... primeiro que percebessemos isso andamos as voltas completamente desorientados.

Finalmente la demos com o sitio, 2 fizemos check-in e o resto foram buscar o colega que tinha ido a boleia.

Era tarde, ainda tinhamos de comer e ir sair...

O Hostel era o unico edificio decente naquelas ruas todas a volta.

O edificio tinha muito bom aspecto e os quartos mesmo pequenos também.

Estamos todos num quarto com 3 beliches e havia que fazer as camas...

Escolhi um de cima e descansei um pouco enquanto os outros nao chegavam!!!

Ja passava da 01h AM quando fomos procurar um sitio ali perto para comer.

Logo na esquina encontramos um bar muita manhoso, onde comemos um pao com salsichas e umas tostas. O pessoal das salsichas teve de pagar o pao e o ketchup ou mostarda a parte :((. Mas aquela hora é o melhor que se arranjava ali perto e a fome apertava.

Depois da ceia decidimos tentar ir ate ao centro. Depois de andar ate a suposta paragem de autocarro e de ver que ninguem sabia onde estava nem para onde seguir e de sentir um cansaço extremo, eu e o Manelito decidimos voltar ao Hostel e ir descansar. Os outros 4 seguiram para o centro a fim de beber um copo.

Chegaram ao Hostel eram 5 AM. acordei logo ofuscada pela luz do tecto mas nao quis dar bandeira, queria era dormir.. Ate que ouço sussuros e alguem pediu a pasta de dentes... depois das conversas à ceia sobre partidas.. fiquei alerta.. Quando dou por ela estava um deles a subir as escadas e ia pregar-me alguma... Azar, eu estava acordada.

E as brincadeiras acabaram ali. No dia seguinte havia que deixar o hostel cedo.



O dia seguinte começou com o pequeno almoço no Hostel. Depois fomos ver a cidade.

O centro tem monumentos atras de monumentos e cada um mais bonito que o outro. Jardins que nunca mais acabam e o jardim do palacio era enorme e lindissimo.

Fartamonos de andar e nao conseguimos ver tudo... é pena termos de ficar apenas 1 dia. É um sitio para voltar.

A partida para Bratislava foi marcada para o final da tarde, havia que ir de comboio porque nao nos é permitido levar o carro alugado para a Eslovaquia.

Aqui ficam algumas fotos, mas apenas algumas... ha mais, muito mais....








































Sem comentários: