segunda-feira, 14 de abril de 2008

Retorno aos Passeios: Onda estatica; National Museum; Chinesischer Turm; Olympia Park again

Acabei por não ir à After-work Party do Pacha, estava de rastos e achei melhor ir descansar.. para ir la so jantar não valia a pena, mais valia ficar-me pelo hotel e foi o melhor que fiz, acabou por não ir ninguém..

No final do dia de trabalho um colega português que está por cá esta semana, o Anthony, desafiou-me a acompanha-lo com um Alemão a um Biergarden perto da NSN em Mittersendling. O dia já tinha estado melhor, naquela altura estava um pouco cinzento mas nem estava muito frio, apesar de o dia anterior ter estado bastante melhor.. mas la fomos.. como até estava agradável acabamos por ficar na rua a beber umas Hells e a petiscar algo.

O sítio era bastante agradável, com vários espaços ao ar livre, alguns cobertos, alguns parque e jardins à volta... tranquilo e acolhedor.. penso que em dias de Primavera/Verão se deva estar bastante bem por ali, por isso hei-de lá voltar.. Entretanto o dia cada vez piorava mais tanto em termos de frio como de nublado..de repente começa uma trovoada típica daquelas em Portugal, uma chuva torrencial que parecia nunca mais acabar..

Estávamos nós na esplanada, numa parte coberta, mas mesmo assim tivemos de mudar a mesa pois o vento empurrava a chuva para cima de nos.

A cobertura era de vidro, por isso sabia bem ver os relâmpagos, ouvir a trovoada e a chuva no telhado, a temperatura ainda era suportável e era agradável estar ali a ver chover!

Já tínhamos jantado.. já tínhamos bebido e a temperatura na rua começava agora a descer, lá dentro parecia estar a decorrer uma espécie de torneio de cartas, mas duvido que fosse Sueca..

Resolvemos ir embora e arriscar a chuva, a estação de S-ban não parecia longe e a chuva estava mais fraca...

Como nos enganámos!! Fartamo-nos de correr e a chuva era intensa.. chegámos a estação feitos uns pingos e o vento contra os casacos molhados não ajudava.

Só quando entramos no comboio conseguimos aquecer.. Quando cheguei ao Hotel ainda tinha o cabelo molhado.

Assim que entrei a recepcionista sauda-me calorosamente.. ainda me conhecia. Tratou logo de perguntar até quando ficava e se os meus colegas também estavam.. respondi que ficaria quase 2 meses e que os meus colegas viriam mais tarde.. Ao que ela comentou.. ok, então quando precisares de 20€ em moedas tas á vontade..

Ainda bem que assim é, escusamos de andar a melgar as outras recepcionistas que dizem sempre não poder ser.. esta já está ensinada, não custa nada!!

Como estava sozinha não tinha grandes planos para o resto do fim de semana, estava a espera de ver quem ficava e que planos tinha afim de me colar ou não, na pior das hipóteses ia passear sozinha..

O Anthony comentou que ficaria aí de fim de semana e queria ir ver a onda estática e passear no Englischer Garten tratei logo de me oferecer para o acompanhar.. A onda já vi, mas a torre chinesa não e também é preferível repetir sítios do que ficar no hotel ou ir passear sozinha..

Combinamos ás 11h30 e lá fomos nos... O dia estava cinzento mas arriscamos na mesma.. quando chegamos à onda chovia, mas fomos na mesma passear.

Desta vez apenas havia um surfista na onda, não era nada de especial mas ainda assim é fantástico ver como conseguiram aproveitar o rio e artificialmente criar um espaço diferente para quem quer praticar a modalidade! Continuamos viagem e entrámos no Englischer Garten, seguindo por trilhos à descoberta!

O Englischer Garten tem 373 hectares e é o maior parque urbano da Alemanha e o pulmão da cidade. É o paraíso do prazer no verão, onde milhares se deitam ao sol e ciclistas, atletas e pessoas de patins circulam.

O Kleinhesseloher See tem barcos, e os surfistas tentam a sua sorte em Eisbach (a dita onda estática), perto da Haus der Kunst.

O Englischer Garten tem ainda vários Biergarten, tal como Chinesischer Turm, no Seehaus, no Hirschau ou no Aumeister.

Um americano, Benjamin Thompson, também conhecido por conde Rumford idealizou o parque que foi construido por Ludwing von Sckell, como exemplo da paisagem clássica.

Chinesischer Turm, Neste pagode chinês, um marco do Englischer Garten, bandas tocam ao vivo no segundo piso aos fins de semana.

Assim que chegamos à Chinesischer Turm havia várias pessoas a comer e a beber debaixo da mesma torre, mesmo com um dia chuvoso parecia agradável estar por ali e apreciar a tranquilidade e harmonia do parque. Como já tínhamos almoçado e o tempo estava chuvoso resolvemos ir ate ao Bayrisches National Museum ali perto.

Este é um dos maiores museus de arte, artesanato e tradições populares. Entre as suas colecções estão esculturas góticas, quadros, relógios e presépio.

No final da visita ao museu estávamos exaustos, afinal já tínhamos andado bastante nesse dia, aproveitamos então para conversar um pouco e beber um cafezito no tranquilo bar do museu, afim de recuperar energias antes de irmos ter com o JonhCiante e rumarmos ao frühlingsfest, o mini Oktoberfest

Quando lá chegamos, a parte da feira tinha acabado, mas as diversões ainda por lá estavam.. quem vai a S.ra de Mercoles e acha alguns daqueles carroceis engraçados deveria vir até aqui para ver o que é loucura.. mas também não posso comparar a minha cidadezita a Munique, era uma injustiça.. so foi pena os carrinhos de choque ter pouca gente e os alemães serem demasiado civilizados, senão até teria caido na tentação de ir dar mais umas voltas.. sim, porque, chamem-me cota à vontade, mas os outros já não são para mim, já não sou tão aventureira como era há uns anitos, mas os carrinhos de choque ainda curto bué desde que vá com um grupo grande de amigos!!

Este era so um dos mais softs carroceis, imaginem os outros!!

Lá demos a volta aquilo, comemos um crepe de chocolate e depois entramos na tenda do mini-Ocktober fest e lá bebemos uma Hells.. enquanto nos riamos com as figurinhas de algumas crianças que andavam por ali a cair de bêbedas.. mas eu também já passei por aquela fase e também já tive a minha quota parte..

Ainda consegui que um estranho me oferecesse uma cadela de peluche "Veröna"que agradavelmente trouxe comigo o resto da noite.. assim sempre personalizo um pouco o insípido quarto de hotel!!

Estava na hora de ir jantar e o Anthony já tinha ligado, fomos busca-lo e o destino era o Lisboa bar.. nenhum de nos tinha grande fome por isso o melhor era mesmo petiscar..

Entre umas Tábua de queijo e enchidos, uma salada de polvo e umas ameijoas à bulhão pato, lá nos deliciamos com os tradicionais petiscos tugas.. E a noite acabou por ali, afinal tinha-me fartado de andar o dia todo!!

Domingo o passeio está marcado para as 14h30, destino Olympia Park, à torre e ao Museu da BMW novamente.

Desta vez não deverei subir novamente ao Olympia Turm mas depois logo decido...

Sim, eu sei que estou a repetir sítios, mas são sítios que gostei de ir e sabe sempre bem repetir!!!

Olympiapark

Para os jogos olímpicos de 1972, um antigo aeródromo e um local de paradas foram transformados num parque olímpico. O parque tem montes panorâmicos, um largo artificial, uma torre de comunicações e infra-estruturas desportivas. Desenhado pela firma Behnisch & Partners, o conjunto elegante e arejado deve-se ao telhado transparente e extensível desenhado por Frei Otto. Em forma de tenda, cobre parte do estádio, o salão e a piscina, sendo uma obra-prima da arquitectura moderna.

Destroços de guerra amontoados permitiram construir os montes nos campos, tendo sido criadas avenidas e um lago artificial posteriormente, sendo um parque perfeito para passear. No cimo do Olympiaberg consegue ter-se uma vista espectacular do parque e da cidade.

Olympia Turm tem um elevador de alta velocidade que leva os visitantes à plataforma de observação e ao restaurante panorâmico a 290m de altura. Com vistas espectaculares do parque e da cidade; sem nuvens, ate se consegue ver os Alpes.

O restaurante panorâmico da torre olímpica, a 180m de altura, a cada 49mn completa uma rotação de 360º, tendo uma vista panorâmica única.

As 14h30 lá nos encontramos em Sendlinger para um café. Estava uma tarde agradável por isso ficamos na esplanada, e o sol estava de maneira forte que chegava a incomodar.

So apetecia ir para um Biergarten.. ainda pensamos nisso, mas ficou agendado para depois do passeio a Olympiapark.

Quando chegamos eles quiseram ir ao Museu da BMW, como já la tinha estado, optei por ficar na rua a apanhar ar.. sim, porque sol já não havia, estava novamente cinzento.

Depois demos uma volta ao lago, nas calmas e na descontra.. por todo o lado se via gente a passear, a pé, de bike, de patins.. o parque é realmente agradavél.

Estávamos a ficar com fome, resolvemos então ir comer um cachorro no centro, azar dos azares não havia.. tivemos de nos contentar com uma chouriça assada e umas cervejas na casa do JonhCiante. E claro, la voltamos ao Poker, para não variar.. Perdi, como seria de esperar..

Mas foi mais um fim de semana agradável.